A Lei n° 1.225/2018, de autoria governamental, foi relatada pelo deputado Coronel Chagas e permite que o Governo do Estado amplie o número de escolas da rede estadual com o ensino militarizado, chegando a 18.
Até o ano passado, três escolas públicas tinham um modelo de gestão compartilhada: as áreas disciplinar e administrativa, sob a responsabilidade da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e parte pedagógica, sob a tutela do Estado. As unidades, Luiz Rittler de Lucena, Elza Breves e Irmã Maria Tereza Parodi, já apresentam baixa evasão e redução da violência.
Com resultados positivos, agora em 2018, outras 15 unidades - da capital e seis municípios - já iniciaram o ano letivo com o modelo militarizado. Segundo Chagas, mais de 20 mil crianças e adolescentes são beneficiados.
“Estamos levando essa oportunidade a mais jovens no nosso Estado, num projeto pedagógico que já vem dando excelentes resultados”, destaca o parlamentar.
Para ele, o maior objetivo da militarização é qualidade do ensino. “Fazer com que os índices de educação no nosso Estado melhorem a cada dia, para que os jovens e a nossa educação sejam referência em todo o Brasil”, ressalta.
Lei n° 1.225/2018 - A nova lei também criou o corpo especial de militares estaduais ativos e inativos, para atuar nas escolas com ensino militarizado.
Escolas Militarizadas em 2018
Capital
- Professora Jaceguai Reis Cunha, no Asa Branca
- Luiz Ribeiro de Lima, no Equatorial
- Professora Maria de Lurdes Neves, no Pintolândia
- Professora Maria dos Prazeres Mota, no Santa Tereza
- Professora Maria Nilce Macedo Brandão, no Cauamé
- Pedro Elias Albuquerque Pereira, no Jóquei Clube
- Professora Conceição Costa e Silva, no Senador Hélio Campos
- Professora Wanda David Aguiar, no Raiar do Sol
Interior
- Maria Maricelma Oliveira Cruz, em Mucajaí
- João Rogelio Schuertz, em Caracaraí
- Professora Antônia Tavares da Silva, em Rorainópolis
- Tenente João Azevedo, em Vila Nova Colina, Rorainópolis
- Cícero Vieira Neto, em Pacaraima
- Aldebaro José Alcântara, em Bonfim
- Desembargador Sadoc Pereira, em Alto Alegre