Durante três dias, Bonfim foi palco de um grande evento, que reuniu competições esportivas, shows, leilão de animais, comidas típicas e artesanatos, levando mais de 23 mil pessoas à cidade.
A 125 km da capital, a festa começou na quinta-feira (5) e só terminou na madrugada de domingo (8), com atrações musicais que não deixaram ninguém parado. Além do grande público, autoridades do Estado estiveram presentes, prestigiando o evento que mantém as raízes da cultura popular e já faz parte do calendário de Roraima.
O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Coronel Gerson Chagas (PRTB), fez questão de conferir de perto a 28ª edição do festejo. Para ele, além de resgatar a cultura da região, a festa aquece a economia e turismo local.
“Bonfim vive um momento de muita prosperidade, com parcerias importantes como da governadora Suely Campos, que mais uma vez deu apoio para realização desse evento. Com esse apoio e a nossa parceria, o prefeito Joner Chagas conseguiu realizar mais uma edição desse festejo, que resgata a tradição popular e gera renda para a população”, ressaltou o parlamentar.
A governadora Suely Campos disse que o Festejo de Bonfim vai além das tradições. “Eu entendo a importância desse evento não só para resgatar a tradição, mas também para estimular a cultura, já que nossos artistas locais têm a oportunidade de se apresentar e produzir alegria para as pessoas, além é claro, de ser um evento que aquece a economia local. Por isso faço questão de prestigiar e apoiar sempre”, destacou.
A organização da festa informou que 50 barracas foram disponibilizadas para comercialização de comidas, bebidas, artesanatos, entre outros. Mais de R$ 100 mil em premiação foram divididos entre as competições da rainha do festejo, speedway, corrida de cavalo, rodeio em touros e prova de tambor. Também foram arrecadados R$ 43 mil com o leilão das corridas de cavalo.
Mais um ano participando do festejo com uma barraca de caldos, dona Maria Alves, 58, estava animada. “A organização está de parabéns. Espero nessa última noite, com a apresentação nacional, dobrar as minhas vendas, já que o público costuma ser maior”, disse.
Os artistas locais Daniel Lins, Edilson Marques e Zerbine Araújo, e as bandas Remela de Gato, Pegada Forrozeira, Pipoquinha de Normandia, Forrozão Saculejo e Forró dos Primos, se apresentaram ao longo dos três dias de festa. E na última noite, os visitantes conferiram a atração nacional, Toca do Vale, que veio direto de Fortaleza (CE).
Público - A Polícia Militar de Roraima estima que aproximadamente 23 mil pessoas passaram pelo festejo. E, para garantir a segurança dos visitantes, 80 policiais militares trabalharam na festa, além de agentes da Polícia Civil, Detran e Conselho Tutelar. O evento contou ainda com um posto de pronto atendimento e distribuição de preservativos, sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde de Bonfim.
A servidora pública Annelise da Silva contou que todos os anos costuma participar desse e de outros festejos no interior, e que neste ano, a Prefeitura caprichou na organização. “Gosto de participar sempre, eu tenho paixão por essa tradição dos festejos e mais uma vez não poderia deixar de aproveitar o Festejo de Bonfim. Está tudo muito lindo”, afirmou.
Durante o encerramento, o prefeito de Bonfim, Joner Chagas (PRTB), parabenizou sua equipe e agradeceu o apoio da governadora Suely Campos, deputado Coronel Chagas e da senadora Ângela Portela.
“Agradeço o apoio de todos os parceiros, que juntos fizeram com que esse evento mais uma vez fosse abrilhantado por pessoas de todos os cantos do estado, nossa gente que vem e participa com toda energia. Bonfim agradece a participação de todos e ano que vem tem muito mais”, comemorou.